meta data for this page
  •  

Gerar firmware para atualização de OLT

Diferente dos roteadores e switches as firmwares das OLTs são dinâmicas e precisam ser montadas conforme o cenário onde ela será utilizada.

Isso se deve ao fato dela ser um equipamento modular e aceitar uma grande variedade de placas, uma firmware contendo todos os drivers de todas as placas possíveis não poderia ser instalada no equipamento devido o seu tamanho final. Dessa forma, a firmware deve ser montada com as placas que serão utilizadas no equipamento.

Ex: Se você utiliza placas GPON, não tem necessidade de instalar os drivers das placas EPON ou XPON.

Gerando a firmware

A geração é feita através do software PacketTool.exe, ele pode ser baixado juntamente com os arquivos de firmware, ambos disponíveis no menu Downloads do nosso Sac (https://sac.fiberx.com.br)

Após baixar o Packet Tool e os arquivos, abra o programa e marque a opção “Allow to remove any file in the package file”. Em seguida marque as opções da sua OLT.

Informações úteis, que podem lhe auxiliar:

  • SCU: Você precisará marcar somente um item;
  • SCUFPGA: Pode desmarcar;
  • EMU: Se você não tiver nenhuma das placas específicadas, marque somente a opção FAN;
  • Em SUBBOARD, INTERFACE, SPU e ETH somente marque alguma placa caso possua, se não todas ficam desmarcadas;
  • GIU: Selecione a(s) sua(s) placa(s).
  • SPL: Caso não possua, deixe desmarcado;
  • GPON: Marque as placas que você possua, provavelmente aqui você irá selecionar o modelo de placa que “não está funcionando”;
  • EPON, ADSL, VDSL, SHDSL e ATM: Somente marque caso possua alguma placa, se não todas ficam desmarcadas.

Com isso o arquivo já deverá estar menor do que o tamanho máximo.

Dentro do arquivo (que lhe enviaremos via solicitação de E-mail) está a firmware completa no formato bin, além do packet tool que deve ser utilizado para gerar a firmware de seu equipamento, utilize a opção Pack & Unpack (aba do meio).

Instalando a firmware gerada

O tutorial descrito abaixo foi criado para facilitar a manutenção diária dos equipamentos, ele não deve ser utilizado como base única de aprendizado, pois os procedimentos oficiais possuem vários detalhes importantes de verificações e procedimentos, incluindo roolback em caso de problemas. Então somente utilize os itens abaixo se tiver conhecimento do material e procedimentos oficiais.

Em desenvolvimento…