meta data for this page
  •  

Atualização de Firmware/Patch NE20E/NE40E

O tutorial descrito abaixo foi criado para facilitar a manutenção diária dos equipamentos, ele não deve ser utilizado como base única, pois os procedimentos oficiais possuem vários detalhes importantes de verificações e procedimentos, incluindo roolback em caso de problemas. Então somente utilize os itens abaixo se tiver conhecimento do material e procedimentos oficiais.

Aonde baixar os arquivos?

Clientes FiberX podem baixar as firmwares, patches, release notes e instruções de instalação dos equipamentos adquiridos através do nosso Sac, no menu Downloads, ou basta clicar aqui para acessar a página.

Atualização de Firmware e Patch

O procedimento de atualização de firmware requer obrigatoriamente o reboot do equipamento, dessa forma os serviços serão interrompidos. Caso não possua um equipamento de redundância, realize a atualização em uma janela de manutenção.

A forma resumida de realizar o upgrade de firmware é:

1) Fora do system-view, verifique se tem espaço suficiente para o novo firmware:

dir cfcard:/

Caso não tenha espaço os arquivos em cfcard:/logfile/ podem ser removidos ou outros arquivos de firmware que não estão rodando atualmente. Após confirmar que possui o espaço necessário para a atualização, proceda com o passo 2:

2) Copiar os arquivos para a caixa via FTP/SFTP e configurar a próxima firmware.

sftp IP_DO_SERVIDOR_REMOTO ou ftp IP_DO_SERVIDOR_REMOTO
passive
binary
get NOME_DO_ARQUIVO_REMOTO (Repita com os demais arquivos)
quit

3) Verifique que o arquivo foi baixado corretamente

dir cfcard:/ (para verificar se o arquivo foi baixado)

4) Confirme o próximo boot, para que o equipamento utilize a nova firmware. (Recomendamos deixar a firmware atual na caixa, para facilitar o processo de roolback):

startup system-software NOME_DO_ARQUIVO.cc
startup patch NOME_DO_ARQUIVO.pat all
display startup (para validar as novas configurações)
save
reboot (A caixa leva mais ou menos 15 minutos para reiniciar)

Instalação de Patch

Patchs são ajustes da firmware, eles possuem novas funcionalidades, melhorias e correções de bugs.

O procedimento de instalação do patch NÃO requer obrigatoriamente o reboot do equipamento, dessa forma ele pode ser realizado sem a interrupção dos serviços.

Siga o passo 1,2 e 3 da atualização de firmware para realizar o download do arquivo para o equipamento, em seguida, utilize o seguinte comando:

patch load ARQUIVO.PAT all run

Aguarde o carregamento e execução do novo patch, execute o comando display patch-information para validar a instalação do novo patch