meta data for this page
  •  

Instruções de licenças do NE8000 M8 e F1A

O processo de requisição e download de licenças do roteador NE8000 foi automatizado e é realizado automaticamente pelo nosso SAC (https://sac.fiberx.com.br).

Lembramos que existem licenças que são “Base” do equipamento e licenças adicionais, as quais são utilizadas para liberar novos recursos. Abaixo iremos descrever o passo a passo de um dos casos acima:

Somente licença Base

Caso a sua compra não tenha adquirido nenhuma licença adicional, você não precisa realizar nenhuma solicitação, basta acessar o SAC, ir na aba Licenças → Downloads e realizar o download da licença do seu equipamento. Conforme exibido na imagem abaixo:

Licenças Adicionais

Caso a sua compra possuia licenças adicionais (Como BNG para PPPOE/IPoE), será necessário informar o ESN do equipamento que irá receber essa licença.

1) Para isso, acesse o SAC, clique em Licenças → Requisições

2) Informe ou busque a sua Nota Fiscal (De compra da licença adicional) e clique em Avançar:

3) O SAC irá exibir os itens da Nota Fiscal e um formulário para preenchimento dos ESNs dos equipamentos:

4) Após o envio, você verá uma tela de confirmação do recebimento, juntamente com o estado da solicitação e o prazo de atendimento:

5) Agora basta aguardar, assim que a licença for processada, você receberá um e-mail com as informações de Download.

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com o Engenharia ([email protected])

Tutorial de Instalação

Atenção: Por favor, em momento algum execute o comando “license revoke” no equipamento!. Caso tenha instalado a licença BNG (PPPoE/IPoE) e os itens não estão aparecendo, seu equipamento está desatualizado, atualize a firmware para a versão R012C10 que os itens serão exibidos normalmente. O comando license revoke somente deve ser executado se for expressamente solicitado pela nossa equipe de suporte!

1) Salvar a licença em um servidor FTP/sFTP;

Observação: Caso não possua um servidor FTP/sFTP, nós ofeceremos um servidor temporário em nosso Sac, clique aqui para saber mais

2) Acessar o router e logar no servidor FTP que possui os arquivos através do comando “ftp IP_DO_SERVIDOR” (fora do system view);

3) Ativar o modo binário de transferência de arquivos com o comando “binary” dentro da conexão FTP; Em alguns servidores é necessário ativar o modo passivo através do comando “passive” (De fundamental importância)

4) Baixar a licença através do comando “get NOME_DO_ARQUIVO.xml/dat” e sair do ftp (quit/exit);

5) Ativar a licença através do comando “license active NOME_DO_ARQUIVO.xml OU .dat”;

5) Verificar a instalação da licença através do comando “display license”;

6) (Somente NE8000-F1A)Na saída do comando “display license” são exibidos os comandos para ativação das funcionalidades nas portas, é necessário executar os mesmos conforme as licenças adquiridas:

  • <huawei> system-view
  • [~huawei] license
  • [~huawei-license] active port-basic slot xx card xx port xx-xx (Exemplo)
  • [~huawei-license] active port-aggregation slot xx card xx port xx-xx (Exemplo)
  • [*Huawei-license] commit

A licença pode estar em .xml ou .dat; independente de sua extensão, o passo a passo será o mesmo.